Que mulher não gosta de ter as unhas bem feita? Apesar de ser um "ritual" de beleza tem alguns cuidados que devem ser tomados e poucas pessoas sabem. Eu sou o tipo de pessoa que fasso unha toda semana, mas confesso que também não sabia de todos esses cuidados que tínhamos que ter até por que cada um fala uma coisa e fica meio difícil de saber o que é mito e o que verdade. Mas de um tempinho pra cá venho lendo muitas coisas sobre o assunto e achei interecente dividir aqui com vocês.
Vou confessar um coisinha aqui, até os meus 13,14 anos eu "comia" unha, acreditam nisso? #TomaVergonhaNaCara Ai um belo dia acordei disposta a parar e deixar minhas unhas crescerem, claro que pra isso acondecer tive que usar um esmalte/óleo para ajudar no crescimento (não lembro o nome só sei que era da Sally). Resultado, depois de uns 5 meses mais ou menos elas já estavam #milagre ai veio outro problema, elas eram muuuito frágil, quebravam atoa, era horrível. Mas com o tempo elas acabaram endurecendo, dizem que é pelo mode de rotinha das unhas, conforme você vai fazendo elas acostumam.
Olhem só alguns cuidados ecenssiais que devemos tomar.
1. Devemos retirar a cutícula?
Apesar de ser um hábito, a cutícula é a barreira natural da unha contra os agentes infecciosos. Não deve ser retirada (mas confesso que uma vez ou outra e acabo tirando, mesmo sabendo que não pode). A recomendação é deixar sempre as unhas bem cortadas, hidratadas e empurrar a cutícula com uma espátula, sempre com muito cuidado.
2. É necessário ficar sem esmalte nas unhas para que elas "respirem"? Se sim, por quanto tempo?
O excesso de esmalte pode ser a causa do enfraquecimento das unhas, já que contêm produtos químicos que causam desgaste. Para evitar esse tipo de problema, é importante deixá-las ao natural pelo menos uma semana por mês. Sete dias longe do esmalte, acetona, alicate e lixa ajudam na recuperação, devolvem o brilho e impedem que elas quebrem com facilidade. Foi assim que minhas unhas começaram a ficar mais forte e parar de quebrar.
3. Quais as consequências do ato de roer as unhas?
Roer as unhas pode trazer sérios problemas, podendo trazer algumas consequências como deformidades e até mesmo a destruição definitiva das unhas. Pode acarretar infecções bacterianas e virais, já que o pós-trauma deixa uma "porta aberta" para esses micro-organismos, que podem prejudicar a área do contorno da boca, dos dedos, das cutículas e do aparelho digestório.
4. Lixar enfraquece as unhas?
Unhas bem lixadas têm menos chances de quebrar, portanto isto não as tornam mais fracas. É sempre bom carregar uma lixa detro da bolsa, por que as vezes da uma "lascadinha" e é bom lixar.
5. Como ocorrem as contaminações?
A contaminação por hepatite C ocorre pelo contato com o sangue: se uma pessoa infectada usa alicate de unha e equipamentos perfurantes e se fere, o vírus fica em contato com a superfície do aparelho. Uma pessoa não contaminada usa o mesmo equipamento, também se fere e se contamina com o vírus. Por conta deste perigo, recomendo o uso de um kit manicure pessoal.
0 comentários
Muito obrigada pelos comentarios dolls!